Política

É pra isso que serve os representantes do povo? Câmara de Eirunepé perde tempo tentando calar portais de notícias enquanto abandona professores do PBA sem salário e deixa alunos passando fome

Publicado

em

Na última sessão da Câmara Municipal de Eirunepé, realizada no dia 22 de agosto, o presidente do legislativo municipal o vereador Tita, apresentou um requerimento que gerou forte polêmica. A proposta tinha como objetivo identificar e monitorar portais de notícias que atuam na cidade. No entanto, o parlamentar citou apenas alguns veículos justamente aqueles que exercem um papel mais crítico em relação à atual gestão municipal.

O detalhe que mais chamou atenção é que portais que não fazem críticas à administração não foram mencionados. Parte desses veículos, inclusive, nem sequer são da cidade, enquanto os portais locais como o Eirunepé Notícias e outros da região que exercem um papel amplo, trazendo informações não apenas sobre política, mas também sobre segurança pública, infraestrutura, saúde, educação e reclamações da população. É os que são citados em sua pauta.

O Eirunepé Notícias, por exemplo, ressaltou que não se trata de um portal de ataques, mas sim de um espaço em que a população encontra voz para desabafar e denunciar situações do dia a dia. Sempre que citados em denúncias, vereadores e autoridades e até você mesmo que está lendo está matéria, têm espaço garantido para apresentar suas versões, mas, aqui em Eirunepé-Am quem é citado em uma matéria, preferem o silêncio e recorrem a medidas políticas para tentar intimidar como o que estamos vendo agora.

• VEJA O VÍDEO ⬇️

A motivação para o requerimento do vereador Tita é demais que aprovaram a proposta, teria sido a respeito de uma matéria publicada sobre o aluguel de carros, relacionado nomes de familiares. No próprio vídeo divulgado, o vereador afirma que “não vai permitir que falem da sua família”, demonstrando mais preocupação com questões pessoais do que com a defesa dos interesses coletivos.

O episódio evidencia um desgaste na relação entre a Câmara e a imprensa local. Em vez de priorizar debates sobre os reais problemas do município, como a crise econômica, a segurança pública, a saúde e a falta de investimentos em infraestrutura parte dos parlamentares estaria usando o plenário para se defender de críticas e tentar calar vozes independentes.

Além disso, novas denúncias também expõem a realidade da população. Voluntários do programa PBA, por exemplo, afirmam estar há dois meses sem receber salários, mesmo ministrando aulas regularmente. “Já que a Câmara Municipal está à disposição do povo, poderia ajudar os voluntários que estão dando aula e estão a dois meses sem salário. Nossos alunos estão sem merenda, e a prefeita poderia muito bem ajudar”, desabafou um dos participantes.

O Eirunepé Notícias fundado desde 2023, sendo o primeiro portal online de notícias, reforçou que possui todas as documentações em dia e provas das matérias que publica, destacando que não teme intimidações políticas. O que se lamenta, segundo os que fazem comunicação no município, é ver o Poder Legislativo gastando tempo com tentativas de cerceamento da imprensa em vez de se dedicar aos problemas urgentes que afetam o povo de Eirunepé.

Leia mais