Carne sem inspeção sanitária
Só pra não pagar taxa de R$ 105!! Denúncia aponta que bois estariam sendo abatido nas fazendas e levado aos açougues de Eirunepé-Am
Após a repercussão das imagens registradas na estrada do Aquariquaral no último domingo (21/06), uma nova denúncia chegou ao Eirunepé Notícias e levanta uma preocupação ainda maior para a população.
Segundo relatos, alguns fazendeiros e empresários estariam realizando o abate de animais fora do matadouro municipal para evitar o pagamento das taxas cobradas pelo serviço que seria de R$ 105. Com isso, a carne seguiria diretamente para comercialização, sem passar pela inspeção sanitária obrigatória que garante a segurança do alimento antes de chegar à mesa dos consumidores.
Áudios e mensagens recebidos pela reportagem apontam que essa prática estaria se tornando cada vez mais comum. A denúncia sugere que os animais são abatidos em propriedades particulares e a carne posteriormente encaminhada para venda, sem a fiscalização necessária.
A situação levanta questionamentos preocupantes, Eirunepé está consumindo carne sem procedência? Há açougues comercializando produtos sem a devida inspeção sanitária? Quem está fiscalizando essa situação?
VALIDO DESTACAR QUE NÃO SÃO TODOS OS AÇOUGUES QUE ESTÃO COMERCIALIZANDO ESSA CARNE!!
A inspeção realizada no matadouro existe justamente para verificar as condições de saúde dos animais e evitar que carnes impróprias para consumo cheguem à população. Quando alguma irregularidade é encontrada, o produto pode ser descartado, protegendo a saúde pública.
Diante da gravidade das denúncias, o Eirunepé Notícias solicita que a Vigilância Sanitária, órgãos de fiscalização e autoridades competentes apurem os fatos e esclareçam à população se há, de fato, comercialização de carne abatida sem controle sanitário no município.
Afinal, quando o assunto é alimentação, a pergunta que fica é simples, a carne que chega à mesa dos eirunepeenses está realmente passando pelas inspeções exigidas por lei?