Geral
Caso Francisca Alice: família realiza missa de sétimo dia após morte no pós-parto em Eirunepé

Familiares convidam a todos no domingo (21) as 19hrs da noite, na igreja matriz de São Francisco, para a missa de sétimo dia em memória de Francisca Alice, que morreu após complicações no pós-parto. Segundo familiares, Francisca sofreu uma hemorragia logo após o parto e não resistiu.
Amigos e parentes, ainda abalados pela perda, preferiram não dar detalhes sobre o caso. Em respeito à dor da família, o Eirunepé Notícias registrou apenas que a cerimônia religiosa será marcada por homenagens e orações.

Contudo, a morte de Francisca não pode ser vista de forma isolada. Este é o segundo óbito em menos de uma semana relacionado a complicações pós-parto no Hospital Regional Vinícius Conrado. O outro caso recente foi o de Marcília, que também faleceu após passar por cesariana, nova cirurgia e apresentar agravamento do quadro clínico. Além disso, outra paciente foi transferida em estado grave para Manaus.
As ocorrências recentes têm aumentado a apreensão das famílias e gerado um questionamento coletivo, o que, de fato, está acontecendo no atendimento materno em Eirunepé?
O Eirunepé Notícias esteve no hospital em busca de esclarecimentos, mas não obteve respostas oficiais até o momento. A direção não foi encontrada e a chefia de enfermagem informou não ter conhecimento sobre os casos.
Reforçamos que o espaço segue aberto para manifestações da direção do hospital, da Secretaria de Saúde e demais autoridades competentes. A população merece transparência diante de mortes tão graves e frequentes em um período tão curto de tempo.